Um Lugar de Descanso

Quando em viagem de carro é comum encontrar lugares de descanso para os viajantes. Para cobrir a distância na rodovia norte sul entre Tanger, no norte de Marrocos, e Marrakech, no centro do país, são gastas seis horas de viagem. Nas férias muitos marroquinos cruzam o Mar Mediterrâneo nas embarcações que transportam passageiros e veículos. Quando chegam no porto de Algeciras no litoral sul da Espanha, já se está cansado de viajar pela Europa, para então enfrentar horas com os navios, até chegar no continente africano, para completar a viagem de carro até as cidades de seus familiares.

Muitos norte-africanos vivem em dois mundos. Na Europa, onde constituíram família, e na África, para onde viajam nas férias escolares do verão para se reunirem aos que ali ficaram. A movimentação é intensa no porto de Algeciras ao sul da Espanha, e no porto de Tanger no norte de Marrocos, em solo africano. Muitos carros, ônibus e caminhões. Os carros chegam lotados até ao teto com gente, lembranças e presentes. O governo marroquino monta uma grande operação para receber os viajantes, filhos da terra, dando-lhes as boas-vindas.

Aqui no planeta terra, são muitos os viajantes, os peregrinos, os que palmilham a estrada da vida, e é natural surgir o cansaço ao longo dos percalços da existência. Seguir a Deus, num relacionamento espiritual, enquanto se vive num mundo físico, algumas vezes se torna um desafio. Muitos apenas enxergam a vida material. Seria como um estrangeiro passando por terra estranha, valores diferentes, sabendo que a verdadeira terra está lá em cima, onde o reino espiritual é a realidade, e onde a vida material se revela como é: uma efêmera ilusão. Mas também um local de oportunidade para se conhecer a vida eterna e crescer no caminho espiritual.

Ao longo da caminhada nessa curta passagem terrestre, é bom saber que existe um lugar de descanso para o cansado viajante. Deus com seus anjos socorre os viajantes. O coração de cada peregrino se torna um oásis, pela presença Divina dentro de sí. No coração, onde Deus habita e onde habitamos em Deus. Ali, a sós, a pessoa e Deus, sozinhos, em paz, usufruem da beatitude apenas encontrada na presença de Deus.

Carlos Brandao

Escritor e Engenheiro Agrônomo. Vida espiritual em Jesus. Paz interior. Cultive vegetais em espaços reduzidos. Writer and agriculture engineer. Spiritual life in Jesus. Peace within. How to grow vegetables in small spaces.

You may also like...

Leave a Reply