Evasão
O povo perece por falta de conhecimento. Assim diz a escritura sagrada. E nesse contexto, é triste ver a evasão escolar como realidade. O futuro do Brasil, a nova geração, está com alto índice de evasão nas escolas brasileiras em geral. A evasão escolar precisa encontrar soluções, afinal, espera-se que haja evolução na qualidade intelectual, para o bem da capacidade de cada cidadão evoluir, crescer, e em consequência, melhorar a vida do país.
Nossas escolas tem sido palco de ensinos que pouco ou nada contribuem para que os estudantes tenham prazer em aprender, respeito pelo conhecimento, e formação para o futuro. A difusão de ensino que promove divisão e violência deveria ser repensada. Outro dia fui numa escola de ensino fundamental e médio. Num dos corredores, vi dois alunos no chão, brigando entre si. No mesmo dia soube por um aluno que o pai ou responsável quer retirar o estudante da escola e colocá-lo em outra escola, devido a violência no local. O destrutivismo impera. E contudo, existe um outro tipo de evasão acontecendo no universo em que vivemos.
A pior evasão é a fuga da presença de Deus. Pessoas estão dando as costas à vida espiritual, a fonte do conhecimento, a fonte da sabedoria. Esse tipo de evasão é a pior evasão possível. Evadir-se da presença Divina no interior do ser, é evadir-se em última instância da vida em si. Quando isso acontece, o caos se instala. E aqui a solução não seria buscar uma igreja ou outra. Mas buscar a oração com o coração, e no coração encontrar a Deus.
O problema não se resolve com religião. O problema é a falta de relacionamento pessoal com Deus, pois Deus é uma pessoa. Informação sobre Deus não é o problema. O Diabo tem muita informação sobre Deus. O problema é a falta de relacionamento pessoal e direto com a pessoa de Deus. Não precisamos de religião. As pessoas precisam de contato real, direto, pessoal, amoroso, com o Pai, através da Jesus. Deus é definido na bíblia como Amor. Se nos evadimos da luz e do amor, colhemos ignorância, escuridão, afastamento de Deus.
Precisamos redescobrir a fonte da vida, a fonte da luz. A fonte da qualidade de amor que nos preenche e nos alimenta de dentro para fora. As igrejas precisam ser fonte de informação sobre a verdadeira caminhada espiritual em comunhão com Deus. As escolas precisam apresentar conteúdo para formar cidadãos inteligentes, e não instrumentos de alguns. Quem quiser formação política, que procure um outro local. E por outro lado, igreja não é lugar para sessão de coaching. Quem quiser orientação para enriquecer materialmente, que procure os profissionais gabaritados. Também não precisamos de informações vazias sobre religião, sobre ritos e liturgia. Precisamos de Deus.
Ninguém deveria ter interesse em produzir uma escola fraca. Da mesma forma, pergunta-se a quem interessaria a religião vazia, sem Deus. A evasão precisa de soluções. Que escolas possam oferecer conhecimento que leva ao progresso e à liberdade. Da mesma forma, que possamos encontrar vida nas igrejas. A curta peregrinação terrestre precisa ser no rumo certo. O caminho é para cima, para escapar do abismo infernal lá embaixo.