A Razão
Na escuridão e na ignorância é fácil pensar que não existe razão para temer nem a justiça Divina e nem a punição que Deus tem reservado aos que não se humilham nem se arrependem de suas maldades. E contudo, apesar de praticarem seus atos no oculto, a escuridão não será desculpa para quem pratica a maldade nem para quem deixa de buscar a Deus. Ele vê, e sabe de tudo o que se passa. O dia de acertos de contas chega a todos. As pessoas deveriam pensar mais a respeito do céu, lá em cima, e sobre o inferno, ali embaixo.
Alguns dizem que o inferno não existe. Outros dizem que Deus não existe. Outros ainda dizem que depois da morte não existe nada. E vivem sobre a terra como se o universo espiritual não existisse. Bom seria se os seres humanos pudessem ter um vislumbre do ambiente infernal. Quem sabe assim muitos abririam os olhos e se aproximariam de Deus, para escapar do tórrido abismo. Mas mesmo essa possibilidade, se fosse concretizada, não teria muito efeito, pois a natureza humana já provou ser capaz de se rebelar teimosamente contra o Criador.
De um lado, o amor infinito de Deus, que inclui a mais pura e perfeita justiça. O amor conduz à ação, e por amor o sangue de Cristo foi derramado na cruz, no nosso lugar, para que todo aquele que N’Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna. Existe portanto um caminho para escapar da ira de Deus contra o pecado humano. Existem regras. Ele, Deus, faz as regras e estabeleceu o que é correto e o que é errado. Se homens tentam alterar e se rebelar contra Ele e suas leis, não prosperarão. Vai chegar o tempo de cada um. Todos um dia estarão diante do Trono e serão julgados.
Os poderosos desse mundo, feitos de carne e osso, por vezes se imaginam deuses, inculpáveis e fora do alcance de julgamento e de toda e qualquer punição. Enganam-se. Deus está assentado no Trono, e está a executar seus planos, planos que não podem ser impedidos. Na hora aprazível agirá. Não se sabe a hora nem o dia, contudo as profecias encontradas na bíblia sempre se realizam.
O poder infinito pertence a Deus apenas. Ele fez tudo. Fez o universo com suas leis. Fez as pessoas livres, com liberdade de como conduzir suas vidas. As pessoas que Lhe dão as costas, estão a escolher o pior dos destinos. Ele é amoroso, mas é o grande Juiz. O único com poder de nos enviar para o céu ou nos enviar para o inferno. Dependendo do que fizemos aqui seremos julgados. Mesmo se optamos por seguir e obedecer a Jesus, seremos recompensados de acordo com a maneira que gastamos nosso tempo sobre a terra. E no quesito de destino eterno, o que vai valer será a opção que cada um faz diante do sacrifício de Cristo na cruz. Se eu e você optamos por seguir e obedecer a Cristo, ou não. Ele é totalmente bom, e nos oferece a opção de gozar do paraiso para sempre com Ele. Podemos ignorá-Lo. É uma decisão pessoal, de cada um. Seja como for, arcaremos com as consequências. Eis a razão pela qual devemos prestar atenção a Ele, enquanto ainda podemos tomar nossa decisão.