O que Levar

Nós terráqueos somos muito cuidadosos em ajuntar cacarecos que julgamos importantes, e colecionar aprovações de terceiros. Já nos foi dito que ao atravessar o rio para a outra dimensão, as coisas materiais ficarão aqui. E o apoio de terceiros de nada valerão no Santo Juizo. Alguns entendem isso como realidade, e começam a se preparar. Outros decidem fingir que nunca morrerão, ou pensar que a vida é apenas aqui, dando as costas a realidade de que a vida mais importante vem depois.

Suponhamos que um dia seja possível viajar para um outro planeta, e que sejamos informados de última hora que o dinheiro que porventura tivessemos acumulado na terra, e coisas preciosas como diamantes, ouro e prata, de nada valessem por lá. Obviamente gostaríamos de saber de ante-mão o que poderíamos levar daqui para lá, algo que nos ajudasse de alguma forma no novo ambiente.

Existem pessoas que pesquisam, se informam, e tomam providências para o futuro. Outros preferem improvizar, deixando tudo para o último momento. Alguns se deixam iludir pelas distrações do dia a dia, e aceitam todo tipo de entretenimento dado pelo sistema, a fim de não pensarem e não raciocinarem. E ao mesmo tempo é certo que o despertar espiritual vem para pessoas as mais diferentes.

A todos Deus dá avisos e oportunidades para arrependimento. Alguns Lhe dão atenção. A verdade é que a morte vem de surpresa. Alguns vão cedo, outros vivem várias décadas nesse planeta. Muitos não se arrependem. “Sou uma pessoa boa”, dizem. “não roubo, nem faço mal a ninguém”. Como se Jesus o Cristo não precisasse vir e morrer por cada um na cruz, pelos tais inclusive.

Para quem tiver como destino o paraiso, levará as boas obras, fruto da fé em Jesus. Quem tem em si o amor de Deus prova sua fé pelos frutos (maturidade nos relacionamentos, com demonstração de amor, auto-controle, gentileza, etc) mas também prova sua genuina fé em Deus pelas boas ações para com as pessoas ao seu redor. É impossível para um cristão de verdade passar por essa vida curta na terra sem demonstrar sua fé pelas boas obras. E as tais obras ele levará na bagagem, junto com o amoroso relacionamento com Deus. A riqueza que vale do outro lado é descrita nos dois grandes mandamentos: Amar a Deus em primeiro lugar, com toda nossa força, entendimento e capacidade, e amar ao próximo como a nós mesmos. Quem ama, demostra seu amor de forma prática no dia a dia. Sem obedecer e amar a Deus resta o abismo infernal.

Aos arrependidos, cabe a reconciliação com Deus, e a alegria de se levar lá para cima o que de mais valioso existe no universo: o relacionamento com Deus, e o amor que frutifica em ações no dia a dia. Se você não ama, ainda dá tempo. Se você lê essas linhas, é porque está ainda entre os vivos do planeta terra. Enquanto está vivo, existe esperança de arrependimento. Arrependa-se e procure a Jesus. Acerte sua vida com Deus enquanto ainda pode. Deixar para depois é um risco que não vale à pena. É comum ouvir de pessoas que contam com tristeza o tempo que perderam vivendo na rebeldia, no caminho de obras ruins, e de más ações. O caminhar com Deus é o único satisfatório. Não existe satisfação plena em nenhum outro. Não perca tempo e não desperdice sua vida. Arrependa-se o quanto antes. Acerte sua vida com Deus enquanto ainda pode.

Carlos Brandao

Escritor e Engenheiro Agrônomo. Vida espiritual em Jesus. Paz interior. Cultive vegetais em espaços reduzidos. Writer and agriculture engineer. Spiritual life in Jesus. Peace within. How to grow vegetables in small spaces.

You may also like...

Leave a Reply