Os Três Porquinhos
A fábula dos três porquinhos teria surgido antes do século XVIII e teria como origem a Europa. Hoje é conhecida no mundo todo praticamente. A história ensina as crianças o valor do trabalho duro, e deixar o divertimento para depois. Do contrário uma grande crise poderá complicar suas vidas. Ensina também o valor de prevenir pois nem sempre será possível remediar.
Alguns de nós somos como os dois porquinhos mais jovens. O mais preguiçoso construiu sua casa de palha. O menos preguiçoso usou madeira. E logo foram se divertir. As duas casas, frágeis, não resistiram ao ataque do lobão. Nada contra a diversão. Contudo vivemos num planeta onde existe uma constante guerra entre o bem e o mal. Se há uma coisa que o grande lobo mau aprecia, é ver os porquinhos se divertindo, e abandonando a idéia de pensar em construir suas casas com material sólido. Divirtam-se, e esqueçam que eu existo, diria o lobão.
A bíblia aconselha a todos ser como aquele que constroi sua casa usando material sólido, pois diante da crise, as pessoas ou casas sem fundamento sólido são destruidas, enquanto quem constrói suas vidas sobre a Rocha, sobre a obediência aos ensinamentos de Cristo, permanece.
Não sei dizer se quem está a ler essas linhas seria ou não como o porquinho prático, que foi sábio e percebeu o valor de construir sua vida com fundamentos sólidos, ou se o leitor seria um porquinho preguiçoso, como aqueles dois, que queriam apenas se divertir, gozando uma vida superficial sem pensar na eternidade, gastando o precioso tempo de vida apenas com divertimentos e prazeres que o sistema do mundo propositalmente oferece.
A vida é passageira. O pedido de Jesus para nos arrependermos não é exatamente para nos livrar de Lúcifer, mas para escaparmos da condenação, escaparmos do abismo infernal, e alcançar a vida para sempre com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, no Paraiso, com os demais irmãos, na vida sem fim, sem lobos maus, sem tristeza, sem lágrimas, sem dor. Seguros e felizes, celebrando seu amor no paraiso.
E contudo, se não nos arrependermos, se não construirmos nossas vidas sobre a Rocha (Jesus o Cristo é a rocha), se não vivermos uma vida de obediência ao Senhor, não vai rolar. Vai dar ruim. Não basta ir a igreja. Tem de ter real relacionamento pessoal com Deus, por meio de Jesus, o Cristo.
Moral da história. Seja sábio. Prevenir é melhor que remediar. Arrependa-se. Use material sólido na sua vida. Ande com Jesus e lhe obedeça. E assim terá sucesso e paz mesmo nos dias ruins e até depois da morte.