Relacionamento com Deus

Como escutar a voz de Deus.

 

Carlos Brandao

29 Maio 2019

 

Você talvez se pergunte se é possível chegar perto de Deus. Você pode ficar surpreso, mas Deus é totalmente gentil e amável, e está sempre perto, pronto para nos escutar. Se você quer se comunicar com ele, você pode fazê-lo em todo lugar, a qualquer hora, no carro, num metrô, ou onde quer que seja, a qualquer hora do dia ou da noite, e ele vai escutar. È preciso que se saiba uma coisa. Deus é Santo, e nós não.

Como uma criança precisa tomar um banho antes de vir para a mesa do jantar, assim também nós precisamos estar limpos antes de gastarmos tempo na presença do Senhor. Aqui é claro não estou dizendo que precisamos lavar nossas mãos antes de falar com Deus, ou que durante o tempo em que estamos sujos, por exemplo, por limpar a casa ou trabalhar no jardim, não podemos nos aproximar de Deus para compartilhar nossos corações. Não. Não é assim. A sujeiro da qual estou falando é a que está dentro de nós, que bloqueia nosso relacionamento com Deus, como quando você faz algo errado contra alguém, e precisa então pedir perdão a Deus, e precisa concertar as coisas com aquela pessoa.

Se você nunca teve um contato direto com Deus antes, e quer um relacionamento real, profundo com ele, precisa vir até Jesus, falar com ele em oração, com suas próprias palavras, para confessar seus pecados e pedir que ele lhe perdôe, e então ele fará a limpeza de dentro para fora, de tal forma que você poderá entrar em direto contato com ele, sem barreiras, assim como uma criança livre e confiantemente procura os braços de um bom e amável pai terrestre.

Oração não é simplesmente pedir ajuda ao Senhor ou apresentar uma necessidade. Oração é relacionamento com Deus. Oração é ouvir e falar. É beber de uma fonte sobrenatural, diretamente da fonte da vida. Ocorre a comunicação de duas mãos, ida e volta. Somos nós que precisamos aprender do Senhor, não o contrário. Se relacionamento é a chave, amor é a chave mestra. Existimos para amar. Nâo para forçá-lo a nos dar o que queremos, na hora que desejamos. Simplesmente não é possível manipular a Deus.

Nada e ninguém pode impedir que nossa mensagem chegue ao céu. Deus vai sempre escutar. Todo o tempo. Você pode falar com sua mente, e ele vai escutar. Você pode usar sua voz audível, e ele lhe escutará. Você pode até usar gemidos ininteligíveis quando num momento de profunda angústia, e ele não apenas vai escutar, mas vai entender o que você está tentando expressar. Ele é totalmente amável e pronto para lhe ajudar. Ele não despreza a ninguém. Ao contrário. Ele está sempre pronto a abrir seus braços e nos confortar. Sua natureza é puro amor. Mas isso não significa que seremos capazes de convencê-lo a fazer o que queremos que seja feito, nem que ele responderá nossas orações no tempo que pensamos ser o ideal.

É melhor acreditar que ele sabe se algo será bom para nós, e quando é o melhor tempo de conseguir tal coisa. Oração é uma ferramenta fantástica para crescer no relacionamento com Deus. Quanto mais tempo gastamos em sua presença e pensando em Deus, lembrando dele no dia a dia, melhor. O contato com a fonte da vida apenas faz bem. Alguns dizem que as respostas de oração podem ser “sim”, “não” ou “espere”. É preciso confiar nele. Alguns não gostam de depender de nínguém. Liberdade aqui não é obter o que se quer, e escolher o momento de receber. Liberdade aqui é escolher depender de Deus para sempre. E sim obedecer por amor. Amá-lo em primeiro lugar, e amar as pessoas ao nosso redor como a nós mesmos. Ele é Deus, não nós.

Foi ele que enviou Jesus Cristo, seu único filho, para morrer em nosso lugar, de tal forma que pudessemos viver para sempre com ele, e ter acesso direto a Deus. Ele está sempre pronto para se comunicar conosco. Quando a comunicação falha, o problema somos nós, pois ele é perfeito e amoroso. Somos nós que precisamos crescer e aprender. Somos nós que devemos escolher vida e não morte. Quando em sua presença, vida flui como um rio dentro de nós. Ali, dentro de nós, onde ele habita conosco, não existem carências ou necessidades. A comparação com um bom pastor de ovelhas no campo é boa. Ele sabe como cuidar muito bem de nós. O Senhor é o bom pastor. Nada nos faltará.

Ao longo da história, diferentes cristãos encontraram formas diferentes de manter constante a comunicação espiritual. Existem diferentes maneiras de se praticar a presença de Deus. Lembrar seu nome. Andar com ele, conversar com ele como se ele estivesse presente ao seu lado, e ele está, no secreto do seu coração, durante as rotinas do dia a dia. Usar sua mente para dialogar com o Senhor, pois ele usa nossa mente para colocar suas palavras como se fossem nossos pensamentos. Viver na presenca que traz vida e paz é maravilhoso. Dá vida interna ao nosso ser interior, e essa vida acaba se refletindo de forma positiva em tudo que fazemos.

Se você quiser, deixei à sua disposição dois excelentes exemplos de literatura, dois clássicos, sobre a vida interior. Nicholas Herman, mais conhecido como Irmão Lourenço, escreveu a Prática da Presença de Deus, livro pequeno, que você encontra ao clicar em Free Resources. Sao duas versoes, você pode escolher uma delas. Ali também, ao clicar em Free Resources, pode ser baixado outro clássico, escrito por Madame Guyon, com o título de Experimentando as Profundezas de Jesus Cristo. E também outra versão (Experimentando as Profundezas de Deus).

Para muitos, provavelmente a maioria das pessoas, a melhor forma de entrar em contato com Deus e passar tempo com ele, seria acordar, sair da cama, e encontrar um lugar onde possa ficar sozinho, fechar a porta e ficar em silêncio. Pode não acontecer nada na primeira vez, o importante é perseverar, com humildade, e ter fé, crer que ele está em todo lugar, inclusive ali, com você. Ele pode falar de diversas formas, raramente de forma audível. Mas acredite, Deus vai falar com você. Na verdade, como uma conhecido meu costuma dizer, ele fala o tempo todo, é só prestar atenção e ficar antenado.

O discernimento da voz de Deus não acontece da noite para o dia. Existe uma curva de aprendizado. Muitas das vezes sua voz é inaudível, mas em forma de pensamentos dentro de nossa mente. A melhor hora, para mim, é cedinho de manhâ. Mas isso é o que funciona para mim. Para outros, a hora mais favorável pode ser no meio do dia, ou no final do dia, antes de dormir. Mas isso não quer dizer que teremos apenas essa hora e esse local para estar com Deus e ouvir sua voz, pois ele está sempre nos ouvindo e se comunicando conosco. Não é fácil, especialmente no início, encontrar um lugar sossegado, aquietar a mente, e focar para escutar a gentil voz de Deus. A dificuldade se dá pela existência de diferentes vozes. As vozes das pessoas importantes para nós, como por exemplo os membros da família. Os pais, o conjuge, os filhos, os amigos mais chegados. Mas também outras vozes das quais devemos nos afastar se quisermos de fato ter um momento de conversação em particular com Deus. Faz-se então necessário se afastar do ou desligar o smartphone, celular, telefone, TV, laptop, tablets e qualquer outro aparelho eletro-eletrônico. E então aprender a focar nossa antena espiritual para captar a voz celestial. Existe também nossa própria voz dentro de nosso cérebro, com as preocupações em relação ao passado, presente e futuro.

A voz do Espírito Santo de Deus, essa é a voz que você deseja escutar, é a voz gentil, pacífica, amorosa. Deus não vai lhe ofender. Não faz chantegem. Não exige que você faça determinada coisa às pressas. Nunca é grosseiro. Ele é sempre cavalheiro. Educado. Gentil. Uma outra voz é a das trevas, do ladrão, do salteador, do espirito mau que vem para roubar, matar e destruir. É necessário cuidado, pois o ladrão tenta se desfarçar de anjo de luz. Ele tenta enganar e nos levar para a direção errada. Diante de tudo, importa perseverar, seguir avançando, crescendo no relacionamento com o Senhor. Ele é vida. Quando ele se faz presente, você sai revigorado. Ele é o Príncipe da Paz. A paz é um sinal seguro de que ele está atuando.

Existem diferentes formas pelas quais ele se comunica conosco. A leitura vagarosa da bíblia é uma forma de escutar sua voz. Você pode ir lendo, por exemplo, um capítulo do livro de Salmos, e então como que uma palavra de uma frase parece “se destacar” da folha. Pare. Fique ali por um momento, pensando e meditando nessa palavra. Deus fala com você usando essa palavra. As impressões, os pensamentos, as imagens associadas com essa palavra. Mas ele pode falar usando outras meios que não a bíblia. Pode também ser que Deus fale através de uma convicção dentro de você, a respeito de algo que você se sente inclinado a realizar. Pode ser que ele fala por meio de uma impressão ou sentimento.

Por exemplo, certa vez disse a um amigo africano que às vezes Deus fala como que usando o sinal de trânsito, a luz verde ou a luz vermelha, ou mesmo a amarela. Explico. Imagine que você está pensando numa determinada decisão a tomar. Se vai aceitar por exemplo um convite para ir a um evento social. E dentro de você como que surge uma impressão similar a que você tem quando o sinal de trânsito abre com a luz verde. Como se fosse então o sinal de que está OK para ir. Ou então a impressão é de luz vermelha, para você não ir ao evento. Trata-se de afinar sua percepção interior. Estar atento àquela gentil voz no seu interior. Pode ser também um ensinamento santo, uma palavra de um homem de Deus, que o Senhor usa para falar ao seu coração, algo que fica forte, falando dentro de você. Ou ainda um conselho que alguém lhe deu, encontrando uma forte ressonância dentro de você. Deus também fala por sonhos e visões. Sonhos espirituais não são sonhos comuns. São sonhos dos quais você tem facilidade de lembrar. Por outro lado, existem relatos de pessoas que tiveram visões espirituais, com claras mensagens.

Pode ser ainda que você receba uma mensagem, ao contemplar uma flor, (ele pode lhe dizer que fez tal flor para você especialmente hoje, num gesto de amor por você), ou ao contemplar uma montanha, (e falar de seu poder e majestade), um objeto no seu quarto, um quadro por exemplo, sinta a voz de Deus gentilmente usando tal coisa para lhe falar ao coração. Você pode estar dirigindo o carro numa estrada, e Deus pode lhe falar por exemplo que assim como a reta termina numa próxima curva, a sua vida irá mudar, e lhe diz para você saber que ele está no controle da situação, para não se preocupar com a mudança que virá.

Muitas vezes ele fala através de pensamentos dentro de nossa cabeça, por assim dizer. Voce sabe que não são os seus. E aprendeu que não são de ninguém mais, pois aprendeu a discernir os pensamentos. Um detalhe. É importante ler a bíblia, conhecer a bíblia, se familiarizar com a bíblia, pois o que Deus fala não estará em desacordo com Sua Palavra revelada na bíblia. Se você pensa que por exemplo ele falou para você roubar um chocolate de um supermercado, você vai saber que não é a voz de Deus pois a bíblia fala para não roubar. Quanto mais você gasta tempo com um amigo, mais o conhece, e é capaz de saber o que ele está dizendo só de olhar nos seus olhos. Quanto mais você passa tempo com Deus, mais intimidade terá com ele, e saberá discernir seus pensamentos com maior facilidade. Algumas vezes você terá dentro de você uma intuição sobrenatural.

O importante é gastar tempo em sua presença. Amando-o. Construir a amizade com o ser espiritual Deus todo poderoso, que é definido na epístola de São João com uma palavra: amor. Gastemos tempo de qualidade em sua presença, mesmo que não haja palavras no tempo a sós. Ficando ali, humildemente em sua presença, pela fé. Pratique o tempo a sós com ele. É vida e paz. Não existe nada comparado. Ele é o caminho. A verdade. A vida.