Amigos de Deus – 4
João era um jovem que com seu irmão mais velho trabalhava como pescador. Foi na praia que Jesus o chamou para deixar o que fazia para se tornar seu discípulo. Esse jovem, de temperamento tempestuoso, largou a atividade pesqueira e passou a seguir Cristo. Foi um dos três primeiros recrutas. Depois passou a ser parte do grupo dos doze apóstolos. Junto com Tiago, irmão mais velho, e Pedro, integrou o trio dos discípulos mais próximos de Cristo. O próprio Jesus a ele se referiu como o discípulo amado.
Amigos do Pai gastam tempo em contato com o Senhor, e acabam ficando mais e mais semelhantes a ele. Hoje o Espírito Santo ilumina e guia os cristãos no caminho estreito e bendito, libertando-os das ilusões e da escravidão do sistema.
João foi o apóstolo que mais viveu. Foi o único, segundo a tradição, que não morreu martirizado, apesar de ter enfrentado e saido ileso um caldeirão de óleo fervente. Foi exílado na ilha de Patmos, onde escreveu o último livro da Bíblia, que em inglês é conhecido como Revelações, e em português, Apocalipse. Faleceu com mais de oitenta anos de idade. Na estrada para a maturidade, teve muito que aprender. De temperamento explosivo, quis proibir outros de expulsar demônios no nome de Jesus, mas o Mestre o corrigiu dizendo que quem não é contra nós está do nosso lado. Ele quis com outros reservar lugar junto do trono de Cristo,mas Jesus o repreendeu, perguntando se poderiam beber do cálice desofrimento que Ele beberia. João disse que sim. Mas Jesus afirmou que cabiaapenas ao Pai a escolha, e completou a repreensão dizendo que quem quisesseser grande deveria ser servo de todos. Doutra feita, João ficou irado com afalta de respeito de alguns e desejou pedir que fogo descesse do céu paradevorar tais pessoas. Jesus repreendeu a ideia dizendo que não veio paracondenar, mas para salvar as pessoas.João foi parte dos três que testemunhou a transfiguração de Jesus no altodo monte. Foi um dos encarregados por Jesus para fazer os preparativos dasanta ceia. Ele estava aos pés da cruz quando Jesus ali morreu. Foi a Joãoque Jesus, morrendo na cruz, disse para cuidar de Maria sua mãe.
O Evangelho de S. João, as três cartas de S. João e o Apocalipse foramescritos por esse amigo de Deus. É impossível conviver com Deus e não sertransformado por Ele. É possível ser amigo chegado de Deus. E ser usado porDeus para o bem.