Amizade com Deus
Amizade com Deus – 13 – Páscoa
Carlos Brandao
06 April 2023
É dificil encontrar na história alguém que tenha dado a vida para salvar a de um amigo. Mais dificil ainda seria encontrar alguém que queira morrer no lugar de um desconhecido, ou morrer para salvar um traidor. Certa vez um padre num campo de concentração alemão se ofereceu para morrer no lugar de um desconhecido prisioneiro. Seu pedido foi aceito. Morreu fusilado no lugar do outro. Na Páscoa os cristãos celebram o sacrifício que Deus, nosso melhor amigo, fez. Quando Jesus morreu na cruz, sem pecado algum, morreu no nosso lugar, para que pudessemos ser livres, limpos, e viver para sempre.
A vida terrena é curta, e nos dá a impressão de ser a única existente. Contudo, assim não é. Está certo que, quando iniciamos nossa jornada de oitenta a cem anos aqui no mundo físico, passamos a experimentá-la como se fosse a única forma de vida. A ponto de duvidarmos que possa existir vida mais importante que esta. Isso para os que alcançam tal feito. Muitos não chegam aos oitenta anos. Qual seria a vida mais importante? Obviamente, a que dura para sempre, a que não tem fim.
Se alguém passar pela terra, enfrentando seus desafios diários, e aqui conhecer a Deus, poderá depois viver eternidade afora, sem dor, na presença de Deus, no tempo infinito. Alguns querem deixar para tratar disso para depois, fazem planos para quando se aposentarem, mas muitos desses morrem cedo. Ninguém sabe a hora de partir. É portanto urgente resolver isso o quanto antes. Se alguém viver 110 anos, e morrer sem a felicidade de contar com a amizade de Deus, não conhecerá a paz interior que apenas pode aqui ser encontrada na presença de Deus, e depois ao morrer, terá como destino o abismo infernal. E então, de que terá valido viver por um limitado tempo sobre a terra, se a eternidade de uma vida plena lhe for negada?
Cristo viveu trinta e três anos em obediência ao amoroso Pai. Cumpriu a missão que lhe foi dada. Por amor enfrentou perseguição, sofrimento, dor, tortura e morte de cruz em nosso lugar, para que tivéssemos vida eterna. No domingo celebramos a ressurreição, a vitória sobre a morte e o dom da vida eterna a todos que decidem seguir a Jesus Cristo. Feliz Páscoa!
Amizade com Deus – 12
Carlos Brandao
04 April 2023. Updated.
Como se formaria o conhecimento que o homem tem de Deus, o único Deus verdadeiro, infinito em poder e majestade. Três vezes Santo. A personificação da pura justiça. Magnífico em conhecimento e amor puro. Magnificente em glória. Quem poderia ousar se aproximar de Deus. E contudo, Ele nos fez à Sua imagem, e nos socorrreu quando falhamos, a ponto de enviar o único Filho para pagar o que deveríamos, e nos limpar para que pudéssemos estar em Sua presença. O amor é a maior força do universo. E no infinito poder do amor de Deus, o Senhor fez possível o relacionamento com Deus.
Há quem diga que a eternidade consiste em conhecer a Deus. Trata-se de um verso bíblico no capítulo dezessete do evangelho de João. Foi o próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus que assim disse. Está ali registrado. Em outras palavras, os indivíduos terão como principal atividade na eternidade o conhecer e continuar a conhecer a Deus. Ele é magnífico. Admirável. Perfeito. Digno de ser observado, adorado continuamente. Imagine, a beleza, a santidade, a profundidade e a magnificência Divina, que atrairão os habitantes do céu para aprenderem de Deus para sempre e sempre. Atividade prazerosa sem dúvida, e melhor que ser prazerosa, só saber que nunca terá fim.
Enquanto isso, a vida aqui na terra tem suas dificuldades. A cada dia os fiéis buscam em Deus a paz e as forças para lidarem com os desafios. Deus nunca dá as costas para os que tem coração contrito e o procuram. Todos os que o buscam aqui no nosso planeta o encontram. Se alguém diz que nunca encontrou a Deus, é porque não O procurou com humildade e honestidade de coração. Afinal, quem pede, recebe, quem busca encontra, e quem bate verá a porta se abrir. Deus não é mentiroso. Se disse que é possível, então é.
O maravilhoso relacionamento com Deus é aberto a todos, mesmo porque Jesus por todos derramou seu sangue e quer que todos sejam salvos do castigo eterno. Ele não quer que ninguém se perca. O véu que separava Deus dos homens foi rasgado por ocasião da morte na cruz. Hoje o caminho está livre para um contato direto, sem intermediários, entre o Senhor e aqueles que decidem caminhar na via estreita.
São tantas as distrações que o mundo oferece. Mas depois que as escamas dos olhos nos são retiradas, podemos finalmente enxergar as coisas sob a perspectiva Divina. O conhecimento que um homem pode ter de Deus se forma ao longo do tempo gasto em Sua presença. E ao longo dessa caminhada, a mais importante de todas as amizades é desenvolvida, amadurecida, aprofundada. E depois, continua, eternidade afora, na dimensão espiritual.
Amizade com Deus – 11
Carlos Brandao
04 April 2023 updated.
Na amizade com Deus o fator tempo é mais importante que o espaço. Estar numa garagem não faz de ninguém um carro, assim como estar numa igreja não transforma pessoa alguma num santo com intimidade com Deus. O que conta na peregrinação cristã, na caminhada com Deus, é o tempo com o Senhor.
Amizades se formam com um contato frequente e prolongado. Irmão Lawrence, um frei francês da ordem carmelita, viveu com simplicidade e santidade sua fé. Não teve formação teológica formal. Cuidava da cozinha no convento, e depois ocupou o posto de responsável por reparar sandálias. Viveu entre os períodos de 1614 a 1691 nas imediações de Paris. Apesar de sua falta de formação acadêmica, ele ganhou a admiração e respeito de muitos, pelo relacionamento desenvolvido com Deus.
Ele costumava dizer que “Estou fazendo agora o que irei fazer por toda a eternidade. Estou abençoando Deus, louvando a Deus, adorando a Ele, e amando a Deus de todo o meu coração.” Ele aprendeu a arte de cultivar a presença Divina enquanto fazia as tarefas do dia a dia, seja na cozinha, seja fazendo reparos em sandálias. A ponto de impressionar as pessoas que o conheciam. Ele deixou escrito um livreto chamado “A Prática da Presença de Deus” que hoje pode ser adquirido em diversos idiomas, inclusive o português. Existem até cópias grátis para serem baixadas pela internet.
Nos dias atuais existem relatos de religiosos presos em países onde o cristianismo é proibido. Na China, um pastor chinês foi preso, e na prisão muitos prisioneiros encontraram a Deus por seu intermédio, pois o local não impedia a prática da oração, e da comunhão com Deus, e ali dentro o Senhor se manifestava na vida do prisioneiro cristão, a ponto de influenciar a vida de muitos companheiros de encarceramento.
Não devemos temer o sofrimento, nem precisamos andar ansiosos diante das dificuldades que a vida possa trazer. A amizade com Deus é a nossa melhor defesa diante das tempestades ao longo da vida. A boa notícia é que é possível a todos desenvolver amizade com o Senhor. Independentemente das circunstâncias, Deus estará sempre ao nosso alcance, sem nunca nos dar as costas, mesmo que nós com frequência Dele nos esqueçamos. Seja qual for o local, é possível entrar imediatamente em Sua presença. Pela graça do amoroso Deus que habita no coração de quem segue a Jesus.
Amizade com Deus – 10
Carlos Brandao
16 mar 2023
Seres humanos apresentam a peculiar possibilidade de habitar em dois mundos ao mesmo tempo. O mais visível e conhecido seria o mundo material, aquele que é discernido pelos cinco sentidos, ou seja: visão, audição, gustação, olfato e tato. Já o invisível seria o mundo espiritual, onde o Reino de Deus se situa. Fomos criados para ter um relacionamento com Deus, que é espírito. Os animais não tem esse privilégio, apenas os homens. Tal habilidade de relacionamento com Deus vem sendo desprezada por grande parte dos terráqueos. Parece que as pessoas não querem saber de Deus, não querem abertura para a vida espiritual. E contudo, entre oito a vinte e quatro de fevereiro de 2023 aconteceu algo inesperado. Um avivamento ocorreu numa pequena cidade nos Estados Unidos da América. E ao que parece, tem se espalhado para outras universidades daquele país. E pode se espalhar ainda mais.
Quando se fala de avivamento nesse contexto, diz-se que está a ocorrer um aquecimento da vida espiritual, um despertar do interesse em Deus, a restauração de um vigor espiritual. Pessoas redescobrem a pessoa de Deus, Cristo é aclamado e posto em evidência, pessoas se arrependem de seus pecados e se reconciliam com Deus e entre si, com pedidos de perdão. Pessoas buscam a presença de Deus com humildade e de todo coração.
Foi o que ocorreu na igreja do campus universitario de Asbury, na pequena cidade de Wilmore, (população de apenas seis mil habitantes), no estado de Kentucky, a mil e cem quilometros de Nova York. O que começou de forma simples, foi crescendo. A presença de Deus estava ali. Pessoas com fome de Deus. Adoração, humildade, arrependimento, presença sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Foram dezesseis dias, apenas parou porque as pessoas estavam cansadas de ficar sem dormir, e precisavam retomar as rotinas da universidade. Mas ao que parece o avivamento se espalhou para outras universidades, e alguns estão pedindo a Deus que o avivamento venha para o Brasil.
Avivamentos no passado aconteceram em tempos dificeis. Em crises pessoas ficam abertas para Deus. E então acontecem. Quem sabe seja a chance que temos. Nosso maior Amigo permite crises para nosso bem.
Amizade com Deus – 9
Carlos Brandao
09 mar 2023
As vezes nos perguntamos como pode um ser humano ter amizade com Deus que é espírito. Existe uma passagem bíblica no livro de S. Mateus capítulo vinte e cinco, que trata de dez virgens à espera do noivo. Cinco delas foram recebidas por ele, as outras cinco foram impedidas de entrar na festa de casamento. A diferença foi a presença e a ausência do combustível que acendia as lâmpadas. Hoje a questão que se nos apresenta seria como adquirir o tal, mesmo porque sem ele, portas podem se fechar.
Naquela época, as lamparinas usavam azeite de oliva como combustível. No livro sagrado, o azeite é um símbolo do Espírito Santo. Se existe azeite, significa que o relacionamento com Deus está vivo, há intimidade com Deus. Existe a chama da presença Divina no interior da pessoa.
No caso das dez virgens, as que compraram azeite suficiente para esperar o noivo são chamadas de sábias. As que não tinham provisão de azeite suficiente, são chamadas de tolas. Todas esperavam a chegada do Noivo, que representa Jesus Cristo. Acontece que, como as horas avançavam noite adentro, e isso nos lembra de como parece que vivemos dias de crescente escuridão, todas adormecem. De repente são acordadas com o aviso de que o Noivo está chegando. Todas acendem as lâmpadas, mas apenas as sábias tem azeite para manter a chama.
Jesus recebe as sábias, e fecha a porta enquanto as tolas saem para comprar azeite. Ao retornarem suplicam que lhes seja aberta a porta. Tarde demais. O Noivo diz: “não as conheço”. E são deixadas para fora.
Hoje com sinais do fim dos tempos seria bom se perguntar como fazer para adquirir azeite, na espera do Noivo, no caminho do céu. Em primeiro lugar, é importante se esforçar para manter a chama. Manter um suprimento de emergência. Onde ir para adquirir o azeite? Se você encontrar uma igreja onde a presença de Deus está, essa pode ser a solução. Contudo, mais importante que encontrar uma igreja fiel a Cristo, onde ele se faz presente, é manter o relacionamento com Ele no dia a dia. Em sua presença encontramos a intimidade, o amor a Deus, o combustível para estar com ele e por ele ser recebido.
Amizade com Deus – 8
Carlos Brandao
03 mar 2023
Enquanto Jesus Cristo dormia num barco onde seus discipulos estavam, a tempestade rugia, o vento agitava as ondas e a embarcação era empurrada de um lado e de outro, enquanto água ia entrando barco adentro, a ponto da embarcação começar a perder sua capacidade de flutuação.
Pode ser que você esteja enfrentando algum tipo de tempestade. Existe a tempestade da falta de saúde. Ou de excesso de dor física. Quando de uma hora para outra recebemos a notícia de problema de saúde na família, ou mesmo você que lê essas linhas constata que seu corpo está fragilizado. Existe a tempestade que assola nossas reservas financeiras, a ponto de nossos recursos nos faltarem, e temos dificuldade de pagar contas básicas para nossa sobrevivência e a sobrevivência de nossos queridos. Existe a tempestade social, quando nossa família é fragmentada de todos os lados, com pessoas mais chegadas a nos supreender com atitudes maléficas. No caso dos discípulos naquele barco, pediram socorro a Jesus, e foram socorridos. Escaparam do naufrágio. Nosso socorro vem de Deus.
Seja como for, se temos amizade com Deus, basta lembrar que Ele está perto, ao alcance de um pedido de socorro. Ele irá nos escutar. E nos salvar. E mesmo que não nos atenda da forma como talvez desejemos, com certeza estará conosco durante a tempestade, trazendo alívio e forças para enfrentar o que quer que seja.
Muitas vezes acontece de Deus nos permitir atravessar situações extremas, de tal forma que a situação traga honra a Deus, ao mostrar às pessoas algum aspecto glorioso da pessoa de Deus. José por exemplo, no velho testamento, foi vendido como escravo, traído por seus próprios irmãos, apenas para anos mais tarde estar na posição de governador do Egito, perdoar seus irmãos, e poder acolher seu pai e família, de tal forma que foram preservados da destruição num período terrivel de sete anos de seca.
Tempestades fazem parte da vida. É sempre bom estarmos perto de Deus. Não apenas numa tempestade, mas no dia a dia. Amigos podem nos faltar, pessoas podem nos abandonar. Deus, nosso amoroso amigo, permanece ao nosso lado, atento ao que se passa. Pronto a nos socorrer quando clamamos por socorro.
Amizade com Deus – 7
Carlos Brandao
24 feb 2023
De fato Deus faz amizade com seres humanos, seus filhos, pois os criou, e os ama profundamente, a ponto de sacrificar o único Filho para que fosse possível o relacionamento íntimo conosco. As amizades são reais. Deus se torna íntimo de pessoas que O buscam e andam com Ele em humildade e coração sincero.
São João Batista, Abraão e Moisés deixaram registros em suas biografias de que ao passarem pela terra viveram de tal forma que a amizade com Deus foi marcante em suas vidas. João foi como um modelo de amizade com Deus. Foi descrito como amigo do Noivo, sem atrair atenção para si, preparava a noiva (a igreja) para ir de encontro a Cristo. João se regozijava em ouvir a voz do Noivo (Cristo) e ficava firme na Palavra de Deus em oração, sem desviar-se. Ele se regozijava em ficar no caminho que para ele foi traçado, mesmo pagando alto preço. Jesus a ele se referiu dizendo de seu coração em chamas e da lâmpada que brilhava.
Abraão acreditou nas promessas de Deus e foi chamado de “amigo de Deus” nas escrituras. Mesmo quando a promessa parecia demorar tanto, não deixou de crer, sabendo que Quem havia feito a promessa era poderoso para torná-la realidade. Moisés, por outro lado, recebia comunicação direta de Deus, face a face, num nível paralelo ao de um homem que se comunica com seu amigo.
Ainda de acordo com estudos bíblicos de Mike Bickle, também é possível perceber o lado de Deus na amizade com nós seres humanos. Se não vejamos: para o ouvido atento que busca a presença de Deus, o Senhor revela coisas sobre nosso destino planejado pelo Pai. Jesus faz os segredos conhecidos aos que O seguem e perscrutam mais detalhes. Jesus se alegra com os que se alegram, e chora com os que choram. Celebra conosco as vitórias, conhece nossos desejos mais profundos, honra nossos sacrifícios, entende nossas dores, dificuldades, revezes físicos, financeiros, sociais e espirituais. Nos ajuda em nossas lutas contra o pecado.
Aqueles que buscam a Deus, encontram a vida interior. Nos dias atuais acontece um avivamento numa universidade em Asbury. Pessoas buscam a presença de Deus, se arrependem de seus pecados. Para muitos, o início da caminhada com Deus na terra.
Amizade com Deus – 6
Sete Pontos nesse processo
Carlos Brandao
20-02-2023
A amizade com Deus é a melhor experiência na vida de qualquer ser humano. Existem alguns pontos no caminho rumo à luz.
Ponto um – Gastar tempo com Ele. Pode ser de manhã cedo ou em outro horário. A bíblia aconselha fechar a porta e ficar a sós quando orar ou fazer as preces. Jesus ficava a sós, se afastava com frequência para ouvir o Pai.
Ponto dois – Declare seu amor a Ele, Deus. Os dois principais mandamentos cristãos são: amar a Deus de todo coração, alma e entendimento, com todas as forças do seu ser. E amar ao próximo como a nós mesmos. Ele gosta de receber nosso amor e adoração. É tão bom quando alguém vem até nós, e nos louva por algo que fizemos ou como trabalhamos. Deus é digno de ser louvado.
Ponto três – Convide Deus para andar com você nas rotinas do dia a dia. Fale com Ele. E fique de ouvidos internos antenados, pois Suas palavras podem transitar dentro de sua cabeça, que é uma das formas que Ele se comunica com as pessoas. Aprenda a distinguir as palavras de Deus das demais palavras dentro de você.
Ponto quatro – Mantenha reverência no relacionamento com Deus. É possível manter reverência para com Ele e ao mesmo tempo ter intimidade no relacionamento com o mui amoroso Deus Todo Poderoso.
Ponto cinco – Use a imaginação na amizade com Deus. Einstein disse: “imaginação é mais importante que conhecimento”. Imagine que Ele está ao nosso lado, ouvindo-nos e atento quando Lhe contamos detalhes de nossa vida. A bíblia registra que Ele nunca nos deixa sós. Então Deus está ao nosso lado.
Ponto seis – Ser humilde, ouvir o que Deus fala, e obedecer. Quem ama, obedece. Ler na bíblia o que é pedido e praticar o que está escrito.
Ponto sete – Procure ser gentil e educado com Deus, e com pessoas ao redor. A falta de amor é obstáculo na amizade. Hoje em dia o amor parece estar se esfriando mundo afora, contudo, o amor é a fonte da vida, e precisa ser praticado. Deus é amor, sabia? Esta definição está lá, numa página bíblica. Quem com Ele convive, com Ele vai se parecendo.
Se alguém busca a Deus com humildade e sinceridade, acabará por encontrá-Lo. Aquele que se aproxima de Jesus, verá que está se aproximando de Deus.
Amizade com Deus – 5
Alguns amigos de Deus
Carlos Brandao
20-02-2023
Nas páginas da bíblia encontramos amigos de Deus. Pessoas que caminhavam perto do Senhor. Aqui não serão citados todos que do texto sagrado. Vamos ver três no antigo testamento. No caso do homem chamado Enoque, por exemplo, temos acesso a apenas poucas linhas a seu respeito. No caso de outro homem, Moisés, temos acesso às páginas com relatos de sua vida, incluindo relatos de seu relacionamento com o Criador. No caso de Davi também temos detalhes biográficos. Isso é encorajador pois com relatos de sucesso e fracasso entre os que tiveram intimidade com Deus, podemos tirar lições para nosso próprio caminho de amizade com o verdadeiro, amoroso e único Deus Todo Poderoso.
No curto relato sobre a vida de Enoque, um detalhe impressionante: andava com Deus e não passou pela experiência da morte. Deus tanto dele se agradou que o tomou para si, ainda em vida. A bíblia afirma que Deus se agrada de um coração humilde e contrito. Imagino então que Enoque seria uma pessoa que aprendeu a dar passos no caminho da humildade e se arrependia de pecados cometidos. Existe registro bíblico de que Deus se agrada de um coração contrito e humilde. E se afasta de pessoas pecadoras e orgulhosas. Deus se agrada de pessoas pelo que vê no interior de cada um. Não se deixa enganar pela aparência externa.
Davi por exemplo era um homem de cujo coração Deus se agradava. Isso está escrito na bíblia. E mesmo assim cometeu falha grave, relacionou-se indevidamente com a mulher de outro homem, e depois mandou matar seu esposo para tê-la como esposa. Ele pensou que ninguém viu, mas o Senhor tudo sabe. E usou um homem para lhe dizer o que ele fez. Deus mostrou seu pecado. Davi se arrependeu profundamente, e houve reconciliação com Deus, apesar de depois enfrentar pesadas consequências como resultado do seu pecado. No curto relato da vida de Enoque, não encontramos aspectos deletérios, provavelmente por ser uma biografia curta. Já na história de Moisés, vemos falhas ao longo de sua peregrinação terrestre, por exemplo quando se irritou numa situação de pressão, apresentando atitude que desagradou a Deus, a ponto de lhe ser vedada a entrada no território prometido ao povo de Israel. Isso lhe ocorreu mesmo depois de experimentar encontros face a face com o Senhor, a ponto de, por vários dias, ter uma luminescência de origem sobrenatural em sua face, devido ao contato próximo com a pessoa de Deus.
Busquemos ao Senhor enquanto ainda é possível encontrá-lo. Cultivemos o incomparável gozo de andar com Deus no dia a dia. A amizade com Deus é possível, inicia-se aqui na terra, na cruz de Cristo, e nos leva ao céu. É possível para todos, homens, mulheres e crianças. Um coração humilde e contrito, uma vida de obediência e submissão a Deus, são alguns dos ingredientes que, aliados ao amor e pureza, no conduzem ao caminho da intimidade com Deus.
Amizade com Deus – 4
Carlos Brandao
9 fev 2023
Assim como uma pequena criança olha para o papai e se tranquiliza diante de tempestades, nuvens escuras, trovões e relâmpados, assim também os que caminham com Deus e tem a felicidade de ir aos poucos crescendo na intimidade com o Senhor. A amizade com Deus Todo Poderoso é sinônimo de paz e alegria interior. Mesmo em tempos sombrios.
Quando o mar fica agitado, vale lembrar que Ele está no controle de tudo, e que está ao alcance de um olhar, de uma lembrança, de uma prece das mais curtas que se possa fazer. Por exemplo, pronunciar o nome mais poderoso do universo: “Jesus!” É falar e ser socorrido. Existem aqueles que usam da imaginação para se imaginar no colo de Deus, a assim encontram alívio. Seja como for, a amizade com o Altíssimo é o que de melhor pode acontecer a todos nós. E se é necessário que uma tempestade nos atire ao Seu colo, que seja. Ele é nosso maior tesouro.
Diante das angústias ao longo da caminhada, muitas vezes nos vemos impotentes diante da falta de perspectivas no espectro natural das coisas, e nessas horas é comum sentir stress, tristeza, desalento, falta de esperança. Tudo isso é resolvido quando entramos na presença de Deus, gozamos de seu acalento, e recobramos a vida interior. Ele nos dá forças até para perdoar inimigos. Não é bom guardar mágoa, não faz bem alimentar sentimentos de vingança. Isso apenas azeda o nosso próprio sangue, e acaba não fazendo bem para nossa própria saúde. Melhor andar com o Pai Celestial. Ele nos mostra a perspectiva correta das coisas. O olhar de quem tem a visão de quem sabe o passado, o presente, e o futuro.
Um dia, nem que seja no dia do juizo perante Deus, face a face com o Senhor, a todos ficará claro que o crime não compensa, e que melhor é o caminho do bem, da verdade, da luz, e da vida eterna. Um dia todos os joelhos se dobrarão diante de Cristo. Gostem ou não. As artes e travessuras do curto período sobre a terra serão expostas. A falta de amor será condenada. Sem amizade com o amoroso Senhor, o rebelde receberá a condenação infernal. De nada terá valido lutar por fama, poder e dinheiro, se no processo a amizade com Deus é desprezada. Não é possível enganar a Deus.
Amizade com Deus – 3
Carlos Brandao
9 fev 2023
Deus é amor santo e infinito. Até crianças experimentam a convivência, o relacionamento com Deus. Infelizmente poucos sabem que a essência divina é amor, e que tal relacionamento é agradável ao infinito, e aberto a todos que quiserem. Alguns podem temê-lo por outros atributos do autor do amor, como seu infinito poder e a perfeita justiça. Acontece que Ele é também santíssimo. A pessoa de Deus não convive com seres impuros ou imundos.
Se alguém escolhe desprezar a Deus e opta pela vida imunda, sua amizade não acontecerá, e no final de sua existência terrestre, caso não haja arrependimento, encontrar-se-á face a face com a punição eterna. A amizade é aberta a todos, mas nem todos a desejam. O segredo é que existe uma porta para a amizade com Deus, e essa porta tem nome próprio: Jesus, o Cristo. Portanto, é possível a amizade com Deus Todo Poderoso. Mas como se daria isso? No plano natural, uma amizade se forma quando pessoas desenvolvem um relacionamento, uma intimidade, ou seja, quando o relacionamento se aprofunda com tempo gasto junto, num ambiente de confiança e respeito.
Quando duas pessoas se encontram pela primeira vez, o respeito mútuo é uma qualidade importante. Sem respeito, não há amizade verdadeira. Se alguém pensa que pode se aproximar de Deus sem respeitá-lo, é necessário que se diga que Deus é o Criador de tudo o que existe. Ele estabelece as regras. Ele é o Rei do Universo. Aqueles que desprezam a Deus, não terão sua amizade. O que por sinal é perfeitamente aceitável. Inclusive no plano natural, se uma pessoa não respeita e despreza a outra, a amizade não se concretiza.
Ele fez tudo o que é visível e invisível. Inclusive as regras de funcionamento para tudo que existe. O principal elemento num relacionamento é o amor. Não é por acaso que os dois principais mandamentos Divinos são: primeiro, amar a Deus, de todo o coração, com todo seu entendimento, com todas as suas forças. E o segundo, amar ao próximo como a si mesmo. Os que seguem os mandamentos Divinos encontram a vida interior e a vida eterna. Os que dão as costas a Deus, não obterão nem uma coisa nem a outra. Deus é amor puro, santo e bom. Sua amizade é vida.
Amizade com Deus – 2
Carlos Brandao
18 jan 2023
Pessoas se comunicam nesse planeta. Alguns usam o português. Pessoas com deficiência utilizam sinais e braile. Esposo e esposa se comunicam sem palavras, apenas no olhar. Sem comunicação é difícil viver. Existe uma comunicação mais essencial do que a existente entre seres humanos. Trata-se do diálogo entre homens e Deus. De alguma forma fomos feitos para isso.
Se acontece entre homens, acontece entre seres mortais e o Rei do Universo. O que vemos no mundo físico, ocorre no mundo espiritual. Deus é uma pessoa. No início Deus conversava com os homens. Não existe prova de que a conversação ocorria de forma verbal ou se ocorria de forma mental, como se fosse um diálogo a nível de pensamento. E contudo é sabido que a comunicação acontece. Em mais de um formato. O mais comum seria a comunicação silenciosa, dentro de cada um de nós, como se ali houvesse um dispositivo para o contato com Deus. Está tudo pronto para acontecer. De tal forma que, se o buscarmos com humildade e sinceridade, o contato se fará. Se praticarmos, aprenderemos a discernir a mensagem que Deus nos transmite. Ele se comunica inclusive com crianças. Não é necessário um curso especial para isso. Apenas fé e prática. Fé em Jesus. Fé em Deus. Ele sempre escuta o que um coração humilde e sincero está a lhe falar, mesmo por murmúrios, mesmo se apenas na intenção do coração.
A comunicação com Deus é possível. Como em qualquer relacionamento, essa comunicação também é aprofundada com a prática. O manual deixado por Deus diz que o caminho para o portal da comunicação com Deus é uma pessoa. A pessoa de Jesus. Deus não é visível aos olhos físicos, mas nem por isso deixa de ser uma pessoa e apreciar a comunicação com seus filhos. Deus é Todo Poderoso, mas é gentil e carinhoso, um Pai amoroso e bom. Com frequência bate na porta do coração de quem ainda não lhe conhece. Várias oportunidades nos são dadas. Quando alguém lhe abre a porta, a comunicação se estabelece. Precisamos gastar tempo com ele, para vermos uma intimidade crescente, assim como acontece com uma simples amizade entre seres mortais. A amizade com Deus é possível. Quem caminha com Deus na terra, continuará a viver no porvir.
Amizade com Deus – 1
Carlos Brandao
15 jan 2023
Ao longo da história, seres humanos tiveram encontros com Deus de forma pessoal. Eles alcançaram relacionamento com o Senhor, desenvolvendo uma relação de amizade no dia a dia, no passo a passo. È sim possível desenvolver amizade com ele. Assim como acontece com amizades humanas, esse tipo de amizade, a melhor e a mais importante de todas, não nasce do dia para a noite. É preciso cultivá-la. Cresce aos poucos com o passar do tempo. Alguns querem que a amizade com Deus seja íntima e maravilhosa num relacionamento esporádico apenas dentro da igreja, uma vez por semana ou uma vez por mês. Ou mesmo uma vez por ano. Não vai funcionar. Sem convivência, sem gastar tempo com a pessoa, as amizades não florescem nem frutificam. Com Deus é a mesma coisa.
Quando temos um amigo, é comum compartilhar nossos pensamentos ao longo do dia. Com Deus é a mesma coisa. Alguém talvez possa se opor, dizendo que Deus é uma pessoa ocupada demais com os problemas do mundo para gastar tempo com coisas pequenas ou insignificantes do dia a dia um mortal comum como eu. Mas na verdade, ele é infinito, e pode perfeitamente estar em vários lugares e se relacionar com várias pessoas ao mesmo tempo. Tudo é possível para ele. E na verdade, ele se agrada de ter relacionamento com as pessoas que ele criou. Ele criou cada um com muito amor, e gosta de acompanhar as nossas vidas, assim como um bom pai gosta de estar com seus filhos.
O relacionamento vai crescendo na medida em que vamos lembrando de pensar em Deus, e pela fé, vamos expressando nossos medos e situações do dia a dia com ele, compartilhando nossas preocupações, nossas emoções, nossas ideias, nossos pensamentos com ele. É tudo pela fé. Sem fé não podemos agradar a Deus. E não nos esqueçamos que foi Jesus que abriu a porta para um relacionamento direto e pessoal com Deus. O seu sacrifício na cruz possibilitou isso. O véu que nos separava foi rasgado quando seu sacrifício foi consumado na cruz. Os que seguem a Cristo tem livre acesso a Deus. Se quiserem podem conversar dioturnamente com Deus. E ele se alegra em estar conosco, nas pequenas rotinas do dia a dia. Com ele temos paz e forças para enfrentar a vida.