Blog

O Antídoto

Cartoon glass bottles with green magic potion. Vector illustration

Carlos Brandao

05 Sept 2022

Qual o antídoto mais necessário hoje? Diante do pânico que toma conta de boa parte das pessoas, diante de ameaças reais ou falsas, provavelmente o mais procurado seria mesmo o antídoto contra o medo. Se o veneno de cobra mata, o medo paralisa, e tem poder de matar, pois dá a terceiros o poder de imobilizar homens. Sem liberdade, a vida se vai.

O medo paralisa. O medo aprisiona. O raciocínio é bloqueado. Paralisando as pessoas, o caminho se abre para a implantação do mal, do caos, da morte. Com frequência dizem que querem promover o bem. Mentira. Querem a morte da liberdade de escolha, a morte do raciocínio, a extinção da luz e da verdade. Pelos frutos se conhece uma árvore. O medo tem um antídoto que, de acordo com textos bíblicos, é o amor. O amor constrói, promove o bem, resgata sonhos, abre oportunidades, leva esperança, abre portas, alavanca oportunidades, amplia horizontes, traz progresso, dá liberdade.

O amor tem irmãos e irmãs. O amor caminha com a luz, a coragem, a verdade, a liberdade, a honestidade, a retidão, a pureza, a nobreza, e por último mas não menos importante, caminha com o invencível poder de Deus. Juntos promovem a vida e o avanço do bem, a vitória sobre o mal e a destruição das obras das trevas. Não existe maior poder no universo do que o amor. O amor salva. O amor promove a verdade. O amor dá vida. O amor liberta.

O amor é capaz de abrir o portal do céu para toda a humanidade. Onde havia condenação e morte para a humanidade, o amor constrangeu Jesus a morrer numa cruz para que as pessoas, antes prisioneiras e escravizadas pelas trevas, condenadas a uma eternidade sem Deus, pudessem alcançar o direito ao portal da liberdade interior aqui na terra, e depois, cruzar o portal da morada no céu, escapando da terrível experiência de entrar no abismo infernal.

Cristo, pelo poder do amor, não se permitiu paralisar pelo medo. Por amor Ele enfrentou o medo naquele jardim, aceitou o martírio para depois ser pregado na cruz. Ele venceu a morte, e pelo poder do amor, deu o direito a todos de viver para sempre, a todos que o obedecerem aqui na terra. Nós também podemos vencer o medo, pelo poder do amor. Deus é amor. Quando Deus habita em nosso ser, tudo se faz possível. A verdade liberta. A luz ilumina a caminhada. O amor nos constrange a ajudar pessoas. O amor vence o medo.

Guarda-chuva

Carlos Brandao

11 Mar 2022

Quando morei no norte da África percebi que as pessoas não estavam acostumadas com chuva. Era chover e as ruas ficavam desertas. Parecia que temiam as gotas d’água. Com os ingleses a história é outra. Chove demais na Inglaterra. Aprendem desde cedo que a vida continua, mesmo com chuva. Fazem uso de equipamentos para enfrentar chuva. Saem e fazem o que é necessário mesmo com clima desfavorável. Enfrentam o mau tempo e convivem com ele. Contudo, diante do calor de um tórrido verão norte-africano a história é outra.

Tem chovido bastante por aqui, se bem que deu uma certa trégua nesses dias. O calor está forte. Com os africanos, não tem tempo quente. Saem no calor e seguem com a rotina. Não tem medo do sol forte. Parte dos brasileiros convive bem com o calor e vive bem sob altas temperaturas, seguindo com suas vidas sem medo, mesmo em dias quando o termômetro aponta quarenta graus. Outros buscam a proteção de uma sombrinha, de um bem-vindo ar-condicionado, e do alívio de saborear um picolé ou beber água gelada.

Quando o termômetro do estresse sobe, precisamos continuar a viver, e encarar os desafios. Precisamos aprender a enfrentar o medo, e usar ferramentas para conviver com as crises, e evitar que nossa saúde seja afetada diante das tempestades da vida. O medo da morte pode afetar nossa saúde, física, provocar paralisia mental, e nos forçar a decisões que normalmente não tomaríamos. Inclusive a perda de nossos direitos. Algumas autoridades, com o apoio da mídia, usam o medo em diferentes formas como catalisadores para fomentar mudanças que de outra forma não seriam aceitas pela população: um vírus ameaçando a saúde, bombas atômicas, falta de alimento, falta de energia, falta de água, pane em celulares e computadores, vírus na internet, crise financeira global profunda, etc. Precisamos de guarda-chuvas para todo tipo de intempérie.

Jesus Cristo é nosso maior guarda-chuva diante das tempestades da vida. Ele fala que no mundo teremos aflições, mas que devemos ter bom ânimo, pois ele venceu o mundo. Ele sabe o que é sofrer. Conservou a calma, e mostrou controle diante das ameaças de autoridades, ao ser traído, e ao enfrentar a tortura e a morte que sabia que viria. Na noite em que seria preso, passou por momentos de angústia, mas em oração encontrou forças. Ele ensinou como enfrentar o medo. Ele não nos deixará só. Deus nos dá forças, sabedoria e paz interior diante das ameaças. Tenhamos coragem. Nos braços de Deus encontramos coragem para viver, e refúgio contra o medo.